Como montar sua
Empresa
Planejamento inicial, burocracia e sociedade

Como num mundo globalizado e de grande concorrência quem ganha é quem ofrece o diferencial, é preciso planejar muito bem antes que tipo de produto ou serviço você irá oferecer. O mercado não perdoa amadorismo e, para acertar o alvo, o melhor é saber exatamente qual negócio tem mais chance de dar certo. Planejar não evita riscos, mas ajuda a preveni-los. Então, se você está pensando em montar uma empresa, pegue uma caneta e papel e comece já seu Plano de Negócio.
 

Atividade
 
O primeiro passo é, sem dúvida, saber em que ramo você pretende atuar. Indústria? Comércio? Prestação de Serviços? A escolha deve ser feita de acordo com a sua aptidão, contatos e conhecimeto do ramo. Vale conversar com empreendedores de vários setores.Quem já está no meio conhece mais do que  ninguém as regras do jogo e as chances de vitória. Anote tudo e faça comparações. O Balcão Sebrae, espalhado por todo o país, pode ser um grande aliado, pois distribui material didático sugerindo atividades e oferecendo a assistência na hora de começar um negócio. 
Consumidores
 
O mercado consumidor é quem vai garantir o sucesso do seu negócio, por isso é preciso conhecê-lo muito bem. Idade, sexo, nível de renda, tipo de trabalho, nível de instrução, hábitos, gostos, formas de lazer, são informações importantes sobre o consumidor que vão determinar que tipo de serviços ou produtos você deve oferecer e como será a oferta. É bom saber também o que influencia seus futuros clientes na hora de comprar. Ele prefere pagar à vista ou a prazo? A embalagem deve ser de plástico, ou é um público na faixa etária e nível financeiro mais ligados a preservação do ambiente, preferindo assim um produto envolto por papel reciclado? O consumidor tem tempo de parar e escolher o produto, ou faz compras pelo telefone devido à correria do dia-a-dia? Tudo isso deve ser muito bem analisado e esclarecido, senão o mercado consumidor opta pelo concorrente que oferece o melhor pelo mesmo preço. 
Concorrentes
 
O seu futuro inimigo no mundo dos negócios pode ser um aliado nessa fase de planejamento. Como você deve ser melhor que o concorrente para sobreviver nos primeiros meses e aos poucos fixar seu produto no mercado, investigue tudo o que puder sobre o outro: preço, acabamento, durabilidade, embalagem, cor, tamanho, etc. Tente descobrir o que pode ser melhorado ou inovado e se o produto está cobrindo todo o mercado consumidor que poderia. Observe também a qualidade do atendimento, a facilidade de acesso e a dimensão do mecado, isto é, tem mais procura do que oferta? Depois de reunir todos esses dados, procure competir em qualidade e bons preços
Fornecedores
 
Registre  no seu plano os posíveis fornecedores de matéria-prima, equipamentos e serviços para manter seu negócio em andamento. Preste atenção na qualidade, preço, prazo e forma de entrega e de pagamento. Se precisar de equipamentos não esqueça de verificar a garantia e a assistência técnica. Depois coloque todos esses dados no papel criando um cadastro de fornecedores.
Local
 
A localização da empresa pode ser muitas vezes o referencial que você está procurando. Montar um floricultura na porta de uma maternidade tem mais chance de dar certo do que numa área industrial. A facilidade de acesso, estacionamento, condições de higiene e segurança, infra-estrutura como água encanada e eletricidade, vizinhança, são pontos que, se não forem analisados antes, podem levar ao fracasso do negócio. Para o comércio, por exemplo, um bom "ponto" é vital.
Funcionando
 
A operacionalização da empresa deve ser registrada passo a passo. Comece escrevendo como vai ser o processo de fabricação ou venda do produto ou serviço, desde o trabalho aser feito, passando por tempo de produção, quantidade e pessoal para executar a tarefa. Trace metas observando o trabalho dos concorrentes. A operação depende do tipo de emepresa (produtos, serviços ou comércio) e do ramo em que vai atuar. O volume de produção deve ser calculado de acordo com a demanda e o número de pessoas envolvidas no trabalho. Para começar, calcule a produção de no mínimo um mês, aumentando gradualmente conforme o desempenho da empresa.
A equipe
 
Para começo, a ordem de escolha do time de trabalho acaba sendo: você, sócios, se for o caso, familiares e talves funcionários. Mas o mais importante é definir quem vai fazer o quê, quantas pessoas são necessárias para tal tipo de trabalho e qual a qualificação que elas devem ter. 
Capital
 
A análise financeira do futuro empreendimento deve ser feitq por você e seu sócio, se for o caso. É preciso lenvantar os gastos com a instalação, loclaização, empregados (com encargos sociais), matéria-prima, taxas, e ainda se esquecer de uma reserva de caixa de pelo menos três meses em caso de emergência. Alguns bancos fornecem financiamento para micro e pequenas empresas. Informe-se no Sebrae mais próximo de você sobre as linhas de créditos disponíveis. 
Fonte : Revista Jovem Empreendedor. Edição 1/ pag 49-52

______________________________________________________

A difícil arte da sociedade