A Importância Das Cores

Vermelho: É a cor mais quente, significa vida física, sangue. Indicada para dar vitalidade, energia física e senso de auto- estima, estimula a extroversão, coragem, generosidade e a criatividade. 
Laranja: Estimula a nossa vontade de aprender, torna-nos mais tolerantes , promove o controle dos processos reprodutor e sexual.
Amarela: Alegre e clara, representa a mente desperta e a capacidade de análise. É a cor da popularidade, otimismo, da maturidade, bom para quem está em busca da verdade, potencializa os estados devocionais, melhora nossa capacidade de concentração, combate a melancolia e a depressão.
Verde: Cor mais harmoniosa e mais calmante, verde significa abundância e prosperidade. É o verde que se consubstancia com a natureza e com a vida , nos transfere confiança, determinação, elimina o medo, nutre nossos sentimentos de amizade e esperança - é a cor da cura. 
Azul: é a cor da alegria, da concentração, da versatilidade. Através dessa cor o verbo se materializa, é a cor da fé e da firmeza de propósitos, melhora nossa concentração, aguça a mente, combate o egoísmo. 
Índigo (anil): A cor que estimula o dom da intuição, aumenta o nosso senso de justiça, nobreza e ética, torna-nos mais tolerantes e indulgentes. 
Violeta: Ao contrário da vermelha é a cor mais fria do espectro de luz visível, é uma cor profundamente artística e metafísica, faz conexão com os processos alquímicos e mágicos, nos inspira as experiências espirituais mais elevadas, acalma emoções violentas, suscita a momentos de recolhimento e tranquilidade. Muito recomendada para purificar os ambientes onde se repousa ou se faz praticas terapêuticas, é a cor da sabedoria. 

 
 
De uma maneira geral o interior de qualquer ambiente deve ser pintado com cores específicas com uma mistura de branco e ter base fosca, é o que conhecemos tecnicamente por tons pastéis, estas cores não só realçam a qualidade vibracional do ambiente, como também transmitem às pessoas agradável calma e bem estar. 

Recomendamos que nos locais destinados a alimentação deve prevalecer os tons mais quentes vermelho e laranja; nos locais destinados ao repouso e ao descanso, usar tons mais frios, verde e azul; para locais onde o estudo e a concentração são itens importantes, os tons amarelados com todos os seus matizes são vivamamente indicados, contudo, os locais de reunião ou salas de palestras onde a atenção deve ser o fator mais importante os tons quentes são bastante apropriados. 

Em todos os itens acima citados recomendamos mais uma vez não usar cores saturadas (puras) devido ao seu elevado poder de polarização. Tenha em mente que o branco reflete todas as cores e deve ser base de mistura para coloração de um ambiente. Deixe as cores puras para embelezar a parte externa de sua casa ou mesmo realçar a fachada de sua empresa. 

Esperamos que estas informações possam ter sido de seu interesse e que tenha estimulado você a informar-se mais sobre a ação da luz e da cor sobre o seu comportamento e o seu bem-estar. 

Fonte: Flavio Gyrol